sábado, 29 de dezembro de 2007

links

como o música de bolso depende de ferramentas gratuitas da internet, não era por menos que usaríamos o google analytics para nos dar as informações de acessos no nosso site.
uma das coisas possíveis de descobrir é qual porcentagem entra com www.musicadebolso.com.br e qual entra por links diversos na internet. no nosso caso, essas porcentagens são quase iguais.

esse pequeno post, o último do ano de estréia do MDB, é para agradecer, por aqui, de uma forma bem simples, alguns blogs que colocaram a gente nos links e que ajudaram a dar acessos (não deu para colocar todos, pois deu pau no google). são graças a esses blogs que muita gente acabou conhecendo o site e voltando. obrigada aos links abaixo!

voltem ano que vem para nos visitar!
teremos: cérebro eletrônico, móveis coloniais de acaju, do amor, nervoso, anelis assumpção e mais surpresas!

feliz ano novo para todos!

- 665, o vizinho da besta
- c:\blah blah blog
- azar o seu, querida
- devorador de livros
- the nowhere man
- o menino está com sede...
- como uma caixa de altoids
- tribuna livre
- arruda
- e|ver|aldo
- the next big thing
- a casa dos ava
- tijolos cremes
- ziriguidum
- trilha pop
- cedo demais para melancias
- 2006, my year in korea
- ninguém precisa disso- doce com música frita
- tudo por helena
- teatro, sambas, sacanagens e afins
- novo.caminho.antigo
- parágrafo comunicação
- os canhões de navarone
- música & poesia
- o número de ouro
- rock 'n roll suicide
- exercícios de solidão
- alguns estrangeiros, espero que eles tenham gostado:
- my sister went to london
- taiyo records

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

muita coisa em comum... (parte 3)

além do "les concerts à emporter", encontramos outros sites que fazem coisas bem semelhantes ao música de bolso. quem gosta desse tipo de linguagem, vale a pena conferir o trabalho desse outro pessoal.

01 - CAMERAPHONIC - dois meninos de São Francisco que amam gravar música e registrar shows ao vivo de bandas. vale a pena conferir. tem vídeos ótimos da marissa nadler, benni hemm hemm, okkervil river, entre outros. abaixo, um vídeo de um show do tokyo police club, ao vivo em bumbershoot.



02 - BLACK CAB SESSIONS - do pessoal do hidden fruit, que cuida da curadoria, e do pessoal da just so films, ambos ingleses. o desafio é tocar uma música, em um plano sequência em uma corrida no táxi preto pelas ruas londrinas. muitas bandas ousaram participar e o produto final é incrível. entre as bandas corajosas estão, the national, the kooks, elvis perkings, entre outros. abaixo, st vincent, arrasando com sua guitarra no táxi.




03 - FLASHROCK - dica do renato na nossa comunidade no orkut. é um site brasileiro que faz um tipo de flashmob do rock. uma banda toca uma música na madrugada em um lugar público em uma data especial do rock, videomakers registram isso e artistas gráficos deixam registrados fisicamente onde aconteceu o flashrock. abaixo o que aconteceu numa dessas madrugadas, no dia 13 de julho de 2007:




sábado, 17 de novembro de 2007

muita coisa em comum... (parte 2)

um dia eu estava procurando links para mandar para um mailing que nós temos entre um grupo de amigos, então, me deparo com um site francês. de repente, tudo fez sentido, ficou possível fazer tudo aquilo que sempre pensávamos fazer e nunca tínhamos a coragem de começar. o site "la blogothèque" trouxe pra gente a possibilidade de fazer o música de bolso de forma independente, sem precisar da ajuda financeira de ninguém. mesmo assim, a ioiô filmes adorou também a idéia e resolveu embarcar com a gente nessa, ajudando no equipamento e com um apoio de produção também. o geraldo ribeiro no som, sem ganhar nada, só fazendo porque gosta de música e som. e o marcus preto que veio para nos ajudar na curadoria do projeto.

no dia que lançamos o site, mandamos um e-mail para os criados dos "les concerts à emporter", vincent moon e chryde, para o nosso alívio e felicidade, eles gostaram muito.
e quem gosta do música de bolso e ainda não conhece "les concerts à emporter" ou "take away shows" e gosta de música, assim como nós, vale a pena dar uma conferida. o acervo deles é gigante, dá para procrastinar muitas atividades vendo todos os vídeos.

aqui, vou postar só um vídeo de uma banda que tem sido uma obsessão minha, a "beirut" no "les concerts à emporter", cantando "nantes". se vocês chegarem até o fim dá pra ouvir alguém cantando "baby" ao fundo.
(obs: vocês podem conferir, também, os vídeos para todas as músicas do último cd deles "the flying cup club", aqui)

aproveitem o resto do feriadão!

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Pato Fu...



passagem de som do Pato Fu em Curitiba.
estávamos lá... gravando coisas... =)

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Wendy na feira...





post no blog da Wendy McNeill:

"have you ever tried to suck back the juice of a nicely chilled coconut while maintaining a ridiculously large smile. it's not easy. but if one is both extremely thirsty and extremely happy.....well...it's got to be done.

this was the scenario after a very spontaneous and hilarious video shoot in a sao paulo market place with my new friends from 'musica de bolso'. you will probably be able to see it on their website shortly. (www.musicadebolso.com) so warm! so fun!"

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

muita coisa em comum... (parte 1)

o música de bolso nasceu de várias influências minhas (tati), do rafael e do daniel.
e da vontade, também, de unir a música e o cinema de alguma forma.
em cafés, em mesas de bar, em saídas de cinema, por e-mails, por msn, entre outros "ems" e "pors", nós fomos nos influenciando de alguma forma.

e a primeira vez que a idéia surgiu, foi em uma viagem para o rio de janeiro, para o tim festival de 2005. o último show que vimos era o da vanessa da mata, kings of convenience e morcheeba. no show do kings of convenience, o erlend marcou um show na praia, no qual não pudemos ir, mas soubemos que aconteceu e pensamos que poderíamos estar lá para registrar isso, pois seria algo inusitado, diferente e espontâneo. se estívessemos lá, talvez o música de bolso teria nascido antes, mas não.

(alguém mais sortudo foi e registrou isso...)



um tempo depois, por e-mail, onde links circulavam a toda, um show dos novos baianos no quintal de uma casa, apareceu. mas a idéia de verdade, ainda não. só existia uma vontade...

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

alguma coisa em comum...

na correria entre uma sessão e outra da mostra de cinema de sp:

One Plus One - Jean-Luc Godard (1968)

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Supercordas

(foto amadora de celular, eu juro que é o Supercordas!)

Coincidentemente (mesmo), enquanto o volume 09 do Música de Bolso com o Supercordas entrava no ar, estávamos vendo, ao vivo, o show deles no Sesc Pompéia (do projeto prata da casa).

Se você não conhecia a banda e curtiu os vídeos, vale a pena vê-los ao vivo!!! Eles fizeram um jabá para nós no show e aqui fica uma singela retribuição e um grande agradecimento por eles terem topado participar do projeto!

brejos! ;)


segunda-feira, 24 de setembro de 2007

canção que não morre no ar

clip (novo!) do china!

música (nova!): canção que não morre no ar - também no música de bolso.
cd (novo!): simulacro

obs: tem matheus e tom, que não gosta de perder uma parte de seu sorvete. (com razão!)

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

re-uniões





(Esta postagem é desavergonhadamente pessoal.)



Em 2004, havia em mim uma grande pergunta sobre que música encerraria o curta-metragem Alice, que eu dirigia então.

Sentimental, do Los Hermanos. London, London, de Caetano Veloso. Mas eram músicas famosas, difíceis de se conseguir.

Eis que o amigo Marco Dutra, cineasta que faz bicos como compositor de lindas músicas, foi incisivo: “posso compor uma?”. Sua bela melodia foi acrescida por versos precisos de Caetano Gotardo, amigo cineasta que faz bicos como letrista de lindas canções. Caetano não vira o filme, mas captou sua essência a partir de 4 ou 5 frases de um telefonema.

Alice, a música, existia. Mas faltava a voz a dar-lhe corpo definitivo.

Amigos em comum apresentaram-me Mariana Aydar. Nos conhecemos em um show que ela fazia no Jockey Clube, dentro do extinto projeto Open Air, de cinema ao ar livre.

Com entrega, Mariana colocou em Alice, a canção, o desespero contido e o desamparo que Alice, o filme, precisava para seu final. E desde sua primeira projeção, uma das mais pungentes marcas que ele deixa no público é a beleza de sua música-tema.

O que muito me orgulha e a que eu agradeço, sempre e ainda hoje, a Marco, Caetano e Mariana.

*

Em 3 anos, muitas coisas mudaram. Mas reencontro Mariana novamente, aqui nesse Música de Bolso, com o mesmo entusiasmo e o mesmo espírito colaborativo.

Desfrutem, pois.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007





eu te darei o céu, meu bem, e o meu amor também.




(foto de Pedro Loes)

terça-feira, 4 de setembro de 2007

érika

E então Fernanda Takai nos disse ao telefone: “já que vocês vêm pra BH, podem aproveitar a viagem e gravar outras pessoas, como a Érika Machado”.

Marcus Preto conhecia, e recomendava, a Érika Machado. Eu, Daniel e Tatiana, não (conhecíamos).

Mas, claro, com referências tão confiáveis, Érika estava automaticamente nos planos. Liguei para ela. Gaguejei para conseguir explicar do que se tratava aquela ligação e aquele convite – afinal, não sabia que tipo de pessoa ela era.

Claramente achando graça do meu jeito confuso, Érika não demorou a dizer “sim”. Nos falaríamos chegando em Belo Horizonte, então. Telefonei. Gravamos o vídeo de “Mamã Papã”, do Pato Fu, na loja de brinquedos e Érika apareceu enquanto almoçávamos.

Érika ficou ali em volta, enquanto terminávamos os trabalhos com o Pato Fu, quieta, observando. Fomos com ela a um parque de diversões. Tínhamos ouvido algumas de suas canções em sua página no Myspace, alguns dias antes. Gostávamos, mas não sabíamos quantas novas camadas elas podiam ganhar ao vivo.

Na singeleza que esconde uma maneira delicada de se portar perante o mundo, e transformá-lo em músicas de uma poética suave e essencial, Érika deixa também guardado seu modo absolutamente cativante de ser e de cantar.

Suas canções ao violão, na descontração de uma noite mineira, nos ganharam por completo. Queríamos que todos sentissem a revelação de descobrir Érika Machado e a pulsão de suas melodias e letras martelando a cabeça por dias e dias.

É com prazer que, nessa semana, estamos tentando fazer isso.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

noites e manhãs

Aos alguns fãs que o Música de Bolso já conquistou em suas poucas semanas de existência e que têm seguido fielmente as atualizações e novidades do site, há um fato que pode soar como nota dissonante.

Em nosso lançamento foi veiculado um teaser, que ainda está no ar, anunciando nossas próximas atrações.

Alguns dias depois, foi postado o vídeo do making of da participação da Thalma de Freitas.

Em ambos, a cantora aparecia entoando os versos de "Minha Noite É de Manhã", delicado e belíssimo samba de Pedro de Holanda.

Em nossas reuniões secretas de cúpula, no entanto, resolvemos dar chance à Não Foi em Vão, letra e música da própria Thalma, gravada no recente disco da Orquestra Imperial, fazendo par com o Monstro ao Pôr-do-Sol, gravação de uma música gerada de forma verdadeiramente espontânea, uma de nossas menina-dos-olhos.

E "Minha Noite É de Manhã", longe de estar descartada, está guardada no Bolso, para um futuro próximo.

Combinado?

segunda-feira, 6 de agosto de 2007




Arnaldo Antunes gravando vídeos para o Música de Bolso no centro de São Paulo.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

lançamentos





Após dois meses e meio de idealização, preparação e trabalho, entra no ar o Música de Bolso. E este projeto abre suas portas com o Pato Fu e já traz guardados vídeos de Thalma de Freitas, Mart’nália, China, Érika Machado, Alzira Espíndola e Mariana Aydar, dentro da proposta de ser amplo e receptivo a todo e qualquer gênero. Daqui pra frente, de São Paulo para todo canto onde haja música de qualidade.

E numa sincronicidade ocasional, entramos no ar exatamente na semana em que nossos “fados-madrinhos”, como diria a própria Fernanda Takai, estão nas capas dos cadernos de cultura, nas rádios, no topo dos dowloads na internet. O Pato Fu lança (virtualmente) o disco “Daqui Pro Futuro”, junto com o Música de Bolso, nós juntos com eles. Ouça a música, veja o vídeo. Em tempos de hiper-comunicação, amplie a experiência.

*

Quando o MdB era só uma idéia, o Pato Fu já tinha topado a parada. Se pôs a disposição para ser “cobaia”, nas palavras deles. Preferimos chamá-los de “padrinhos”. De fãs, éramos parceiros.

Foram alguns desencontros, algumas passagens-relâmpago deles por aqui, nós adiando a ida para lá. Fernanda praticamente produziu nossa viagem, tamanha a ajuda e a disponibilidade. Fomos. Ficamos, evidentemente, horas no aeroporto. Chegamos atrasados. Gravamos na loja de brinquedos. Xande teve que ir embora.

Eles nos levaram para uma das melhores refeições que se pode ter, no restaurante Xapuri. Érika Machado chegou. Não nos conhecíamos mas tínhamos nos acertado 24 horas antes, numa ligação telefônica estabanada. O restaurante preparava-se para uma festa, Érika e Fernanda fizeram música na cozinha.

John e Fernanda são o tipo de pessoa que sobem na escada e trocam a lâmpada para melhorar a luz do vídeo. Que abrem as porteiras do jardim e do estúdio com simpatia infinita. Gravamos à luz de velas. Ricardo teve que ir embora.

Queríamos ouvir Fernanda cantar “Simplicidade”. Ouvimos.

E a primeira fase estava transposta.

A segunda seria levar Érika Machado para encantar-nos em um parque de diversões. Mas esse já é outro assunto.

Música de Bolso inaugura-se, portanto, com os melhores anfitriões que poderia haver. E vamos em frente. Daqui pro futuro.

a partir do dia 26 de julho...

sábado, 9 de junho de 2007

EM BREVE

Música de Bolso

(www.musicadebolso.com.br)