sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Tulipa volta ao Música de Bolso

o artista

É Tulipa de novo no Música de Bolso. Depois de lançar um sensacional álbum de estreia, a cantora paulistana volta para mostrar duas músicas novas. Conforme a gente já contou antes, ela é filha de Luiz Chagas (da Isca de Polícia, que acompanhava Itamar Assumpção em discos e shows) e irmã de Gustavo Ruiz (das desativadas DonaZica e Trash Pour 4).

a música

E foi o próprio Gustavo que produziu "Efêmera", o disco, que chegou às lojas no começo deste ano de 2010. Com participações de, entre outros, Thalma de Freitas, Céu e Zé Pi, da banda Druques - que divide com a anfitriã os vocais em "Só Sei Dançar com Você" -, o trabalho escoa a produção autoral dessa primeira fase da história de Tulipa. O futuro aqui, não há dúvida, é promissor.



domingo, 29 de agosto de 2010

Música de Banheiro

Está no ar o volume 138 do Música de Bolso com a Trupe Chá de Boldo. Um dos vídeos foi gravado no banheiro e resolvemos fazer uma lista lembrando outros tantos vídeos já gravados no melhor dos lugares pra se cantar. Ok, sauna não é banheiro, mas vale pelos trajes de banho ;-)











sábado, 21 de agosto de 2010





Georgette Fadel é atriz formada pela Escola de Arte Dramática da ECA/USP. Sua carreira sempre esteve calcada no teatro, onde sua força de intérprete atinge maxima potência. O papel de atriz-cantora fixou-se com força nos espetáculos “Entrevista com Stela do Patrocínio” (textos de Stela do Patrocínio com músicas de Lincoln Antônio) e “Gota d’água – Breviário” (de Chico Buarque e Paulo Pontes), pelo qual recebeu o prêmio Shell de Melhor Atriz em 2007. Atuou ainda em “As Bastianas” (de Gero Camilo, com a Cia. S. Jorge de Variedades), “Anjo Negro” (de Nelson Rodrigues, em co-produção alemã sob a direção de Frank Castrof), e em “Rainha[(s)] – Duas Atrizes em Busca de um Coração” (adaptação do texto 'Mary Stuart', de Friedrich Schiller), entre outras.

Em 2010, Georgette lança o cd "Um Grito Solto No Ar", no qual registra, sob produção de Heron Coelho, parte da obra musical do ator, dramaturgo e compositor Gianfrancesco Guarnieri. Contabilizam-se aí canções para teatro feitas em parcerias com Edu Lobo (como Upa Neguinho, sucesso na voz de Elis Regina), Sérgio Ricardo, Toquinho e Carlos Lyra (como Feio Não É Bonito, sucesso de Nara Leão).

Antecipando o que será lançando em disco e que está presente no repertório do espetáculo “Um Grito Solto No Ar”, em cartaz durante o mês de agosto no Teatro Eva Herz, em São Paulo, Georgette é acompanhada pelo violonista Junior Pita em dois ‘clássicos’ de Guarnieri: para o lado A, Mesa de Bar (Toquinho/ Gianfrancesco Guarnieri), da peça "O Botequim", e, para o lado B, Um Grito Parado no Ar (Toquinho/ Gianfrancesco Guarnieri), da peça homônima.

segunda-feira, 14 de junho de 2010





o artista

Berlam é o personagem criado pelo músico, diretor e compositor Pedro Granato. A Banda Larga é formada por Mica Farina (Guitarra), Caio Colorado (Bateria) e San Paixão (Baixo). O tom é de irreverência, escracho e androginia. Nos ultimos anos, o grupo vem se apresentando em casas e projetos conceituados, como Prata da Casa, Cena Musical Independente e Virada do Estado. Agora, lança o primeiro disco.

a música

Com produção de Fil Pinheiro e participações de Tiê e Dudu Tsuda, o album “Berlam e Banda Larga” traz um coquetel de temas e estilos. Mistura indústria cultural com carnaval e futebol, punk com cabaré, rock e eletrônica. Nas palavras do músico Tatá Aeroplano, “disco antenado, plural e totalmente 2010”.

no música de bolso


No Música de Bolso, Berlam vem providencialmente marcar a chegada da Copa do Mundo com o Lado A, Futebol Bemol (Pedro Granato/ Amilcar Farina), em registro que une uma performance musical ensaiada com o ‘ao vivo’ de uma partida esportiva entre mulheres. No Lado B, o tom lúdico domina Nave Nova (Pedro Granato/ Amilcar Farina), gravada nas voltas de um carrossel do parque Playcenter, que gentilmente acolheu-nos.

segunda-feira, 7 de junho de 2010





o artista

Integrante da efervescente cena de novas bandas surgidas fora do eixo Rio de Janeiro - São Paulo - Recife, o Facas Voadoras nasceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em 2007. Composta por Leonardo Schmidt (vocais e guitarra), Jean Ripa (bateria e 2ª voz) e Diego Boeno (baixo), atravesas muitas e diversas influências para fazer "músicas velhas recapeadas em sujeira nova e músicas novas embebidas em sujeira velha".

a música

Com pouco tempo de existência, a banda viu a maior repercussão a seu trabalho vir da passagem por importantes festivais nos anos de 2008/09, bem como do reconhecimento da crítica especializada. Variando a noção existente de "EP", lançou virtualmente pelo selo Senhor F o DVD de um pocket show, com direção de Higor Ganassin. Em 2010, virá a público o disco You’re No Longer Dressed in Black, cujo primeiro single, Cut your Heels Off, já está disponível online. O álbum completo contará com duas faixas instrumentais, seis músicas cantadas em inglês e seis em português.

no música de bolso

O Lado A, Bruises In a Crushed Amp (Leonardo Schmidt), incorporou os 'machucados' do título da canção, situando-a em uma locação 'suja' e hostil - um corredor com lixo e entulho (com direito até a bateria sobre uma velha máquina de lavar). O Lado B, 1:54 (Leonardo Schmidt), aproveitou os últimos minutos de luz do dia para colocar música no Parque do Reservatório do Sumaré, no bairro paulistano de Perdizes.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Volume 125 - Nevilton






o artista

A banda Nevilton foi formada nas terras paranaenses de Umuarama, em 2007, por Nevilton de Alencar e Tiago 'Lobão' Inforzato, recebendo posteriormente o reforço do baterista Chapolla. As influências vão de Beatles, Pixies, Cake, Los Hermanos, Hellacopters e Pavement a "conhaques baratos e outras boas coisas". Em 2009, chamaram a atenção da crítica e despontaram como destaque da cena independente nacional, tendo rodado o Brasil em diversos festivais e mais de 50 shows.

a música

No início de 2010, a banda lançou seu primeiro registro fonográfico oficial, o EP Pressuposto, disponibilizado gratuitamente para download. O disco contém cinco faixas, entre elas duas que estarão no disco de estréia, a ser lançado até o fim do ano - e que são justamente as apresentadas aqui no Música de Bolso.

no música de bolso

Gravados em diferentes cenários de uma mesma casa, o inusitado dos vídeos está na compartimentação: para o Lado A, Pressuposto (Nevilton de Alencar), o desafio foi os integrantes da banda se escutarem e executarem uma música composta por sons vindos de diferentes níveis verticais; no Lado B, Vitorioso Adormecido (Nevilton de Alencar), a separação espacial se dá entre uma sala com várias portas e dois pequenos banheiros.

domingo, 23 de maio de 2010

Pedro Miranda :: Volume 124





o artista
Pedrinho, como ele é conhecido na nova cena musical carioca, é pandeirista do Grupo Semente e acompanha a cantora Teresa Cristina em discos e shows. Aprendeu a tocar o instrumento com Moreno Veloso, que conheceu ainda na adolescência, no grupo de teatro amador do qual ambos faziam parte - Pedro como ator, Moreno como diretor musical e autor das trilhas das peças. Também começou a cantar nesse período - e por causa do teatro. Com sua voz suave e nada empostada, Pedro Miranda leva adiante os princípios de Mario Reis e João Gilberto, raiz e tronco do nosso moderno canto masculino.

a música
"Coisa com Coisa", o primeiro álbum solo de Pedrinho, foi lançado em 2006. Mas foi com "Pimenteira", de 2009, que ele recebeu o devido reconhecimento. O disco ganhou elogios rasgados de Caetano Veloso em seu blog, dizendo que "há muito tempo não ouço um disco inteiro com tanto entusiasmo no coração quanto esse". "Pimenteira" traz canções que ainda andavam inéditas de mestres como Nelson Cavaquinho, Wilson das Neves, Maurício Carrilho, Paulo César Pinheiro, Nei Lopes e Elton Medeiros.

no música de bolso
Em um dia de semana ensolarado, Pedro Miranda quis socializar com os transeuntes do movimentado centro de São Paulo. Para o Lado A, resolveu testar seus dotes de vendedor enquanto cantava "Meio Tom" (Rubinho Jacobina) no Viaduto Santa Ifigênia, disputando atenção com diversos vendedores ambulantes. Depois, caminhando por ruas estreitas, acabamos na Praça Antônio Prado, onde Pedro testou seus dotes de galanteador, abordando várias girls que passavam por ali enquanto cantava o Lado B, "Hello, My Girl" (Silvio da Silva). Em ambas empreitadas, contou com a participação dos músicos Bruno Cunha, Luis Filipe de Lima, Rodrigo Reis.

sábado, 6 de março de 2010

fumando mil cigarros...

A voz doce e rouca de Bárbara Eugênia - originalmente carioca, mas já radicada em São Paulo há um bom tempo – canta com delicadeza e personalidade. Também compositora, seu repertório transita entre canções próprias e de uma turma de amigos que inclui Tatá Aeroplano, Fernando Catatau e Junio Barreto. O arremate vem de composições de Roberto Carlos, Gilberto Gil, Rita Lee, Tom Zé, Jorge Ben e Serge Gainsbourg.

Convidada pelo produtor Apollo 9, Barbara gravou duas faixas para a trilha sonora do filme O Cheiro do Ralo (2006), de Heitor Dhália. Participou de variados projetos, como um tributo a Serge Gainsbourg idealizado por Edgar Scandurra, shows do 3namassa, ao lado de outras cantoras como Nina Becker, Thalma de Freitas e Pitty, alem de uma turnê do cantor Otto. Atualmente, Bárbara prepara seu primeiro álbum, com produção de Junior Boca e Dustan Gallas.

Bárbara nos recebeu em sua casa, acompanhada de Dustan Gallas (escaleta), Junior Boca (violão), Demetrios Carvalho (baixo) e Felipe Maia (percussão), para registrarmos duas de suas composições. Por Aí (Bárbara Eugênia), o lado A, rendeu um excelente vídeo a partir da mais singela das situações: cantora e banda tocam na janela, separados. Saindo do prédio, A Chave (Bárbara Eugênia), o lado B, ganhou ambientação bastante à vontade e despojada, no quintal.