quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Retrospectiva: "Tenha um bom dia" - Jonas Sá



Para os dias chuvosos de São Paulo, vídeos chuvosos em São Paulo.
O primeiro vídeo na chuva que colocaremos aqui na Retrospectiva é o do Jonas Sá.

Jonas aceitou prontamente gravar seu vídeo na chuva. Como estávamos só eu (Tati) e o Daniel para essa gravação, tivemos que dividir funções. Eu fiquei como a "menina que segura o guarda-chuva e faz careta ao ouvir a palavra 'merda'" e o Daniel ficou com a dupla função de fazer a câmera segurando o seu próprio guarda-chuva (e conseguiu mostrar grande capacidade de coordenação motora).

Esta não foi a primeira aparição de um membro do site em um dos nosso vídeos. Somos igual o geninho da Xuxa, sempre querendo aparecer escondido...

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Retrospectiva: "Seja breve" - Danilo Moraes e Ricardo Teté



Já postamos o lado A do volume 38 do música de bolso: Danilo Moraes e Ricardo Teté.
Mas nenhum texto de curiosidades foi colocado no vídeo.

A ideia de gravar na USP veio da dupla. Inicialmente para recriar a capa do CD, eles quiseram gravar no velódromo, mas não nos deixaram, então, gravamos o lado A, no anfiteatro da USP, em que Danilo se lembrou que era um lugar onde seu pai gravou alguns episódios do "Bem Brasil".

O vídeo que está aí em cima foi gravado na hidráulica da USP. Lugar em que fomos super bem recebidos pelas pessoas que lá trabalhavam. E a música é de Noel Rosa, que, agora, já está em domínio público! Ótima música, ótimo lugar, ótima dupla!

Hoje, dia 29 de setembro de 2009, Ricardo Teté está no Prata da Casa! Às 21hs, na chopperia do Sesc Pompéia! Fica a dica!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Retrospectiva: "Música para colocar naquele som com despertador" - Lulina




Para a segunda-feira de manhã ficar bem mais suportável, coloque em seu despertador essa música da Lulina!
Logo mais, o cd dela "Cristalina" está saindo, já pudemos ouvir um preview e ele está realmente incrível!

Uma das gravações mais engraçadas do música de bolso! O take que valeu desta música não foi colocado no ar, porque a fita da sony nos sabotou e produziu um "drop", ou seja, não podíamos colocar no ar. Neste take que não foi ar, o vídeo era visitado por um bichinho que aparecia inesperadamente no canto do plano. E, no meio dele, foi a primeira vez que a câmera tremeu muito devido ao excesso de risos!

domingo, 27 de setembro de 2009

Retrospectiva: Pato Fu

A primeira banda que entramos en contato para fazer o música de bolso e que topou imediatamente. A primeira gravação que fizemos em uma cidade que não fosse São Paulo. O primeiro volume que entrou no ar.

Fomos apadrinhados por uma das melhores bandas brasileiras existentes no século passado e neste: Pato Fu.

Foi a banda que uniu musicalmente 3 dos 4 criadores do música de bolso: Daniel, Rafael e Tati. Através de discussões como: qual música era melhor: Anormal ou Agridoce?

Foi o próprio casal Fernanda e John que produziram a loja de brinquedo para gravarmos "Mamã Papá" e, mais tarde, nos levaram até seu quintal para gravarmos "Vagalume". No qual, metade do tempo que ficamos lá foi para desembaraçar as luzes de natal que levamos de SP e acendermos velas sem causar um incêndio em BH.

Um dia de gravação e quatro músicas gravadas com eles. Depois, gravaríamos mais três músicas do álbum "Daqui pro futuro", que um dia ainda postaremos no site, por enquanto, vc pode encontrá-los aqui ó... http://www.patofu.com.br/extra/

e, aqui, nesta retrospectiva ficam os dois vídeos que formaram o primeiro volume do música de bolso... o que me faz lembrar daquela madrugada muito tensa tentando colocar o site pra funcionar a tempo e, depois, uma manhã mau dormida, porém muito feliz ao ver que tudo ia ficar bem...

OBS: Hoje, domingo, dia 27 de setembro também tem dose dupla de Fernanda Takai! Primeiro no Auditório Ibirapuera, às 11hs, com Frejat, Zélia Duncan e Orquestra Arte Viva. E, mais tarde, às 15hs no Sesc Itaquera, Fernanda se junta ao Pato Fu para tocar os dois vídeos abaixo e muito mais!




sábado, 26 de setembro de 2009

Retrospectiva: Hello Saferide



No primeiro ano do música de bolso e com poucos volumes no ar, o pessoal do Coquetel Molotov acreditou no nosso site e nos apresentou a três bandas que eles traziam para o festival No Ar Coquetel Molotov 2007 e para a Invasão Sueca em São Paulo. Depois de dois anos, voltamos a gravar com dois artistas que participaram da edição deste ano, Britta Persson e François Virot que terão seus vídeos no ar em breve.
Entre os artistas suecos que vieram em 2007 estava Annika Norlin, mais conhecida como Hello Saferide. Depois de assistirmos o show dela, era certo, já estávamos apaixonados pela música "I wonder who is like this one" (até aquele momento ainda não gravada em estúdio). E pedimos para ela cantar essa música para nós no dia da gravação e não poderia ter sido melhor!

Primeiro levamos ela para um café que não nos deixou gravar lá, então ela acabou cantando num banco de táxi, porém o barulho absurdo da Rua Augusta fez com que a gente re-gravasse "I wonder who is like this one" no elevador do hotel onde ela estava. Na primeira viagem de elevador, fomos interrompidas por pessoas que queriam entrar na garagem. Mas, na segunda tentativa, magicamente, tudo deu certo de uma forma inesperada. No meio da música, entra uma pessoa, mas Annika continua cantando, depois, essa pessoa sai e entra um menino, que também não se incomoda com a música e continua lá. Depois, ao chegar no andar deste menino, Annika muito atenta acelera um pouquinho no final para conseguir acabar na hora em que o elevador chega no andar. E, assim, ficamos surpresas e felizes com o resultado final do vídeo, pode se reparar pelos risos no final, que se estenderam até a gente voltar para o saguão, pois estávamos supresas com as pessoas que não se incomodaram de entrar num elevador com música ao vivo. Talvez, comece aí, um novo jeito para tornar a música de elevador mais animada.

Como gostamos muito dos dois vídeos de Annika, abaixo segue o outro vídeo. Pedimos para ela cantar uma música na sua língua natal e ela escolheu a música de sua outra banda Säkert!. Assim, ela surpreendeu as pessoas que estavam numa vila de lojas no meio da Rua Augusta. E o melhor deste vídeo é reparar na reação das pessoas ao vê-la.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Retrospectiva: "Dr. Sabe Tudo" - Rubinho Jacobina



Rubinho Jacobina - Volume 63

Chegamos ao apartamento de Celso Sim (que viria a gravar o nosso volume 68 algum tempo depois) para encontrarmos Rubinho, que usaria as dependências do edifício Copan para gravar seu volume no Música de Bolso. Depois de uma gravação como ascensorista no elevador do prédio, fomos até a escada de emergência para o vídeo "Dr. Sabe Tudo".

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Retrospectiva: "Viver do Amor" - Maria Alice Vergueiro



Maria Alice Vergueiro - Volume 28

"Viver do Amor" faz parte da trilha que Chico Buarque compôs para sua peça Ópera do Malando, estreada em 1978. O papel de Vitória Régia, dona da canção em questão, era interpretado na montagem de estréia do musical por Maria Alice Vergueiro. Uma vez que a atriz ficou de fora das gravações do disco da obra, o Música de Bolso tentou corrigir um erro histórico ao retornar "Viver do Amor" à sua voz original.

A escolha do Museu do Ipiranga como locação relaciona-se com um simbolismo familiar - lá encontra-se exposto o retrato do Senador Vergueiro, personagem célebre da República brasileira e tataravô de Maria Alice (o vídeo em que ele aparece pode ser conferido AQUI).

Retrospectiva: "Teresa e a Torcida" Danilo Moraes e Ricardo Teté

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Retrospectiva: "As Coisas" - Érika Machado e Fernanda Takai



Na contagem regressiva para o nosso volume 100, vamos fazer aqui no blog uma retrospectiva dos nossos vídeos. Vamos começar pelo vídeo "As Coisas" de Érika Machado e Fernanda Takai.

Apesar de ter ido ao ar no final de 2007, no volume especial de fim de ano do Pato Fu, o vídeo de "As Coisas" (Érika Machado e Fernanda Takai) foi um dos primeiros que gravamos. Em junho de 2007 fomos até Belo Horizonte pra gravar vídeos com Pato Fu para o volume de estréia do Música de Bolso. Após gravarmos "Mamã Papá" na loja de brinquedos, fomos até um restaurante para almoçarmos com a banda e, no fim do almoço (que era quase jantar, porque já era tarde), Érika Machado aparece. Iríamos aproveitar a viagem até BH para gravar com esta nova cantora, que estava em seu primeiro e já premiado CD. A dona do restaurante era amiga de Fernanda Takai e nos autorizou a gravar na cozinha, um pouco antes do chef começar a preparar o jantar. Gravamos um primeiro take em que Fernanda e Érika cantavam sozinhas na cozinha. Quando acabou, queríamos gravar mais uma vez, mas o pessoal da cozinha estava com pressa, pois iríamos atrasar o jantar. Então percebemos que seria mais legal se gravássemos enquanto eles trabalhavam. E é este o vídeo que foi pro ar. Nos apaixonamos imediatamente por Érika e suas letras, tanto que "As Coisas" foi escolhida como trilha de abertura do seriado "Tudo o que é sólido pode derreter" dirigido pelo bolsista Rafael Gomes.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ex-volume 100

nem a gente saiu ileso dessa...
e olha que a gente queria o kanye como nosso volume 100, é uma pena!
alguém tem o contato da taylor swift?




http://kanyelicio.us/

via trabalhosujo